Meia ponta, pré-ponta, ponta…

Como toda a bailarina sabe, existem três tipos básicos de sapatilhas. As de meia ponta, as pré-pontas e as pontas. Vocês sabe quais são as diferenças entre elas?

meia ponta

Acima a F30 (a esquerda) e a SD15 (a direita)

São sapatilhas moles, leves e totalmente flexíveis, somente para proteger os pés das bailarinas. Existem tipos diferentes, de sola inteira (foto a esquerda), de sola dividida (foto a direita), de lona, couro sintético, stretch. Além de acessórios como elástico duplo, sola com amortecedor, dentre outras coisas. O recomendável é que os iniciantes usem as de lona com sola inteira, bem simples. Ao subir de nível a bailarina pode começar a utilizar outros modelos mais complexos.

pré-ponta

Acima a SD28 (a esquerda) e a Prima (a direita)

É uma sapatilha que contém características de sapatilhas de meia ponta e de ponta. Sua aparência é extremamente parecida com a ponta,  porém SUA ESTRUTURA NÃO SUPORTA O PESO DA BAILARINA. É usada pelas bailarinas intermediárias (geralmente do método Royal) que logo inicializarão o trabalho na ponta. O objetivo da pré-ponta é fazer com que a bailarina se acostume com a pressão que o box da sapatilha exerce nos pés e para fortalecer antes da ponta.

ponta

Acima Toshie (a esquerda) e Natasha (a direita)

São sapatilhas rígidas que possuem um box e uma palmilha para  proporcionar equilíbrio para a bailarina. Existem modelos mais macios indicados para estudantes ou bailarinas com os pés mais fracos e mais duros para as bailarinas profissionais, que tem muito colo de pé ou muita força. Algumas marcas disponibilizam escolha do tamanho do box, da dureza e tamanho da palmilha podendo ser inteira ou 3/4.

Alguma dúvida, sugestão ou crítica? É só deixar seu comentário e eu ficarei feliz em responder.

Obs.: Todos os modelos utilizados como exemplo são da Só Dança.

Anúncios

2 opiniões sobre “Meia ponta, pré-ponta, ponta…

  1. Eu comprei uma sapatilha da Luxuosa,que é de cilicone flexivel,mas quando eu fico de ponta com ele, acabo me machucando eu queria saber se da pra fazer algo para quando eu fazer isso,eu nao me machucar,pois existe uma marca chamada Melissa ballet que quando ficamos de ponta com ela nao nos machucamos. Entao minha pergunta é: Tem algum acessório que deixa na ponta para nao machucar?Se tiver, do que ela é feita?

    • Amanda, essas sapatilhas a que você se refere não são para subir na ponta. De jeito nenhum! Nem mesmo a Melissa Ballet. Elas não possuem a estrutura necessária para sustentar você. São de passeio, pra andar normalmente, não em uma aula de ballet, muito menos em ponta. Tenha em mente que sapatilhas de ponta são especialmente feitas com essa finalidade (alguns exemplos https://sapatilhasetutus.wordpress.com/2013/01/26/sapatilhas-de-ponta/) e que outras sapatilhas podem fazer com que você tenha lesões. O que você esta fazendo é perigoso. Se você faz ballet e sua professora te autorizou a usar pontas, vá até uma loja especializada em artigos de dança e compre uma para isso. Mas só se você foi autorizada! Sapatilha de ponta e ficar na ponta é lindo mas não é brincadeira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: